sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rota turística por São Paulo

Sobre a Catedral da Praça da Sé
Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral foi reaberta em 2002, após três anos de reformas, e voltou a ter missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas aos domingos, das 12h às 13h.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h.
Horário das missas: de segunda e sexta, às 9h, às 12h e às 18h; terça, quarta e quinta, às 12h e às 18h; sábado às 12h; domingo às 9h, 11h e 17h.
End.: Praça da Sé, s/n - Centro - São Paulo (Metrô Sé).


Se você quiser conhecer o Teatro Municipal de São Paulo, caminhe ate a Sé, pegue o metrô em direção a Palmeiras Barra Funda desça na estação Anhangabaú e caminhe ate a Praça Ramos de Azevedo
Tempo de percurso: aproximadamente 11 minutos.





Sobre o Teatro Municipal de São Paulo
A inauguração do Teatro Municipal de São Paulo aconteceu no dia 12 de setembro de 1911, entretanto, a construção do Teatro teve início no ano de 1903. Os quase 8 anos de obras podem ser explicados pela grandiosidade arquitetônica, muitos estudiosos consideraram um empreendimento arrojado para aquela época.
 Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, foi inaugurado pela ópera de Hamelet, de Ambroise Thomas, para uma multidão de 20 mil pessoas que se amontoavam na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. Com isso, a cidade começava a se integrar ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.Desde sua inauguração, duas grandes restaurações marcaram as mudanças e renovações do espaço: a primeira aconteceu em 1954 com o arquiteto Tito Raucht, responsável pelos pavimentos para ampliação dos camarins e redução dos camarotes; já o segundo restauro ocorreu de 1986 a 1991, comandado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, restaurando o prédio e implementando estruturas e equipamentos mais modernos.
End.: Praça Ramos de Azevedo - República - Centro - São Paulo (próximo ao metrô República ou Anhangabaú).
Horário de funcionamento: Bilheteria de segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados, domingo e feriados, das 10h às 17h ou até a hora do espetáculo.


Para chegar ao Parque Ibirapuera, saindo da Praça Ramos de Azevedo, caminhe ate a Av. Prestes Maia 297 (em torno de 10 minutos), pegue o onibus em direção ao terminal Grajau (5630-10), desça na Av. Prof. Ascendino reis e caminhe ate a Av. Pedro Alvares Cabral (em torno de 8 minutos).
Tempo de percurso: aproximadamente 41 minutos.






Sobre o Parque Ibirapuera
O responsável pela arquitetura do Parque foi o famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que procurou traduzir o espírito da urbanização moderna, enquanto o paisagismo igualmente ousado foi implementado pelo não menos célebre Roberto Burle Marx. O Ibirapuera, em seu formato atual, foi presenteado ao povo de São Paulo no dia 21 de agosto de 1954.
Hoje o Parque do Ibirapuera é um dos mais visitados da cidade e também o que proporciona o maior número de atrações. Em seu interior é possível encontrar opções como o Planetário, o Museu de Arte Contemporânea, a Oca, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, entre outras. Este local já foi sede de atrações como a Bienal do Livro, e até hoje apresenta eventos como shows, mostras e exposições de arte.
Há também espaço para exercícios físicos, ciclovia, 13 quadras e playground. Para quem quiser passear com seu animal de estimação, o Parque também está aberto, pois é permitida a entrada destes bichinhos.
O Ibirapuera está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, no bairro de mesmo nome.

O parque possui 10 portões com horários e formas de acesso diferenciados. Confira:
Para pedestres:
- Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
- Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
- Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.
Para veículos:
- Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul) e 10 (somente veículos credenciados).
- Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul).
Horário dos portões:
- Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h as 24h.
- Portões: 04, 06 e 09, das 05h as 22h.
- Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h.
- Portão: 07A, das 07h as 17h.






fontes: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/8-catedral-da-se
 http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/226-teatro-municipal
http://www.infoescola.com/sao-paulo/parque-do-ibirapuera/

Nenhum comentário:

Postar um comentário